Sustentabilidade

Sustentabilidade

A SM Madeiras atua na atividade de base florestal, da colheita florestal através de práticas de manejo de impacto reduzido, até a transformação em madeiras serradas, beneficiadas e faqueadas nos padrões SM.

A matéria-prima de origem florestal nativa da porção noroeste do estado de Mato Grosso, é manejada em uma área de 65.000 hectares de fazendas próprias nos municípios de Aripuanã e Colniza. As áreas produtoras de madeira em toros são autorizadas pelos órgãos competentes, alicerçadas nos princípios social, ambiental e econômico, almejados pela equipe de colaboradores de nossa empresa.

Em nossas florestas aplicamos técnicas de exploração de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso e o IBAMA, bem como adoção de práticas que causem o menor mal na atividade de colheita e a floresta remanescente. Planejadas, as práticas de manejo florestal são a garantia da sustentabilidade da floresta, mantendo a biodiversidade no maciço florestal, a vida silvestre, a qualidade da água e do ar.

Para despertar a consciência ambiental e a necessidade de cuidar do meio ambiente, mantemos um viveiro florestal, que através de parceria com a Prefeitura e Sindicato dos Pequenos Produtos Rurais, foi produzido mais de 500,000 mudas de árvores doadas para recuperação de áreas degradadas, implantação de sistemas agroflorestais e fins educativos nas escolas do município.

A prática de manejo florestal de acordo com atuais exigências sócio-ambientais está além dos cuidados com floresta, investindo na qualidade de vida das pessoas que contribuem conosco com respeito e dignidade em suas necessidades básicas como moradia, alimentação, cuidados médicos, cursos, capacitação profissional e previdência social.

Além da qualidade dos produtos SM, reconhecida por nossos clientes, temos o compromisso na manutenção da floresta tropical através de princípios e práticas de manejo florestal sustentável. Ao adquirir produtos SM, nosso cliente tem a certeza de contribuir para o desenvolvimento sustentável.